Quem somos
NOSSA HISTÓRIA
Confira importantes histórias e pessoas, que foram fundamentais para construir e transformar o negócio global da empresa com as divisões Consumer Beauty, Professional Beauty e Luxury, ajudando a fazer da Coty a empresa que ela é hoje.
COMO TUDO COMEÇOU
François Coty (1874-1934) entrou no negócio da beleza como um desconhecido, mas com forte espírito desafiador. E em poucos anos tornou-se um dos líderes da indústria de perfumes e beleza do século XX. Com olfato apurado para fragrâncias, habilidade comercial e olhar perspicaz para em termos de marketing, François mudou a forma como os produtos de beleza eram produzidos, vendidos e consumidos em todo o mundo.
Suas notáveis contribuições, na época, envolveram desde estratégias promocionais que revolucionaram o mercado; frascos e embalagens criativamente projetadas; e a incorporação de moléculas sintéticas que protegiam o uso de alguns raros ingredientes.
QUEM FOI FRANÇOIS COTY?
Perfumista e empresário francês, Fraçois ajudou a estabelecer o mercado de beleza, nos moldes que até hoje perduram. Seu cuidado com processos artesanais, frascos de alta qualidade e estratégias de marketing criativas difundiram suas marcas por todo o mundo.
As principais casas de moda rapidamente perceberam que a imagem de suas marcas poderia ser reforçada com assinatura de fragrâncias e produtos de beleza, que gerando significativas mudanças nos últimos 100 anos.
“Dê a uma mulher o melhor produto que você pode fazer, apresente-o em em um frasco impecável em termos de beleza, comercialize por um preço justo e você verá o nascimento de um negócio do tamanho que o mundo nunca viu” François Coty.
PRESERVANDO NOSSO PASSADO E INSPIRANDO O FUTURO
Com o objetivo de reunir, preservar e compartilhar as histórias de patrimônio da companhia, estamos desenvolvendo o Coty Archives - coleção de materiais de nossas marcas, desde os anos 1800 até o presente. Esses documentos podem informar e inspirar colegas e consumidores no mundo todo.
Caso tenha algum registro histórico, envie por e-mail para Corporate_AffairsBR@cotyinc.com.
BREVE HISTÓRIA DA DIVISÃO CONSUMER BEAUTY
BourjoisA marca começou como cosméticos profissionais para atores de palco em 1863, e logo se transformou em uma variedade de produtos utilizados e amados pelos atores e pelo público. Os fundadores Alexandre-Napoléon Bourjois e Joseph- Albert Ponsin criaram tons de cor que tornaram possível às mulheres começar a usar cosméticos. O icônico vermelho no "Little Round Pot" foi lançado em 1879, e continua a ancorar a linha de produtos até hoje.
RimmelA carreira de Eugène Rimmel começou em Londres, em 1834, aos 14 anos, onde atuou com seu pai como perfumista. Sua perspicácia comercial rapidamente levou a empresa a vários outros projetos ao redor do mundo. Na década de 1850, os produtos de higiene e beleza da Rimmel podiam ser encontrados em quase todos os continentes, tornando-se uma das primeiras marcas globais da indústria. Eugène foi o primeiro a desenvolver uma máscara de cílios não tóxica e, até hoje, a palavra para rímel, em várias línguas, é utilizada para se referir ao produto.
Sally HansenLíder em cuidados com as unhas desde 1957, quando foi pioneira na fórmula de proteção de unhas chamada Hard as Nails. A marca é considerada uma “clínica de unhas” e sempre se orgulhou de sua capacidade de educar o consumidor e desenvolver produtos de qualidade acessíveis e fáceis de usar. A introdução de cores em seu portfólio transformou a marca em líder de tratamento e cor de unhas.
Max FactorMaksymilian Faktorowicz, Max Factor, emigrou para a América da Rússia e se instalou em Los Angeles em 1909, onde rapidamente ganhou sucesso vendendo perucas e cosméticos para a emergente indústria cinematográfica. Seus produtos tornaram-se indispensáveis para as atrizes de Hollywood, e logo o público clamava para ter seu próprio estilo Hollywood. Max Factor atendeu à demanda do mercado de massa com novas linhas de produtos, disponibilizando a todos o glamour de Hollywood.
ClairolEm 1931, Lawrence e Joan Gelb revolucionaram o mercado americano quando começaram a vender Clairol - coloração de cabelo francesa, que oferecia aparência mais natural do que qualquer outro produto nos EUA. Gelbs comprou os direitos de comercialização e a fórmula original em 1938, transformando Clairol em marca líder de coloração, que iria inovar a aplicação em uma etapa - a primeira coloração em creme permanente e o primeiro kit de coloração para aplicar em casa. Esses primeiros sucessos ajudaram a tornar a coloração de cabelo parte da rotina da beleza moderna.
BREVE HISTÓRIA DE LUXURY
DESIGNERS ATRAVÉS DAS DÉCADASDos sofisticados trabalhos feitos sob medida de Cristobal Balenciaga e Chloé, nos anos de 1950 e 1960, ao ousado e vibrante design dos italianos Roberto Cavalli e Nino Cerruti, nos anos 1970 e 1980, as casas de moda sempre desejaram produzir fragrâncias com suas assinaturas. Isso tem sido uma ótima oportunidade para lançar linhas de produtos que capturam a essência de seus consumidores.
Na década de 1990 e início dos anos 2000, surgiu o minimalismo revolucionário e o estilo unisex de Calvin Klein e Jil Sander. Avançando rapidamente para os dias atuais, a mais recente geração da moda dos principais formadores de opinião continuam focados em encontrar fragrâncias que se conectam aos consumidores.
Para nomear alguns deles: Miuccia Prada para Miu Miu; Alessandro Michele para Gucci; Raf Simons para Calvin Klein, Marc Jacobs, Stella McCartney e Alexander McQueen.
O ESPÍRITO DO NEGÓCIOOutras indústrias de luxo têm capitalizado a reputação das marcas para desenvolver fragrâncias. Isso inclui a joalheria Tiffany e Co. (1837), os relógios de Chopard (1860), os artigos de couro de Gucci (1921) e Bottega Veneta (1966) e as roupas de tênis da Lacoste (1933).
LINHA DO TEMPO
1874 - Joseph Marie François Spoturno nasce em Córsega.
1900 – François muda seu nome para Coty, derivado do nome de sua mãe – Coti.
1903 – Coty completa seu treinamento olfativo.
1904 - Coty lança sua primeira fragrância - La Rose Jacqueminot.
1908 - A primeira loja da Coty abre em Paris.
1912 - Coty abre filiais em Nova York e Londres.
1917 - Nova categoria de perfume é estabelecida com a fragrância Chypre.
1918 - Soldados dos EUA retornam para casa da Primeira Guerra Mundial trazendo produtos da Coty.
1920 - Coty possui e controla todos os aspectos da produção comercial da sua fragrância.
1920 - Coty expande para a Alemanha, Itália, América do Sul, Espanha e Suíça.
1922 - Coty Inc. é formada em Nova York.
1925 - 36 milhões de pessoas usam fragrâncias da Coty e cosméticos em todo o mundo.
1934 - François Coty falece em 25 de julho.
1935 – O cosmético mais vendido mundialmente, o pó Air Spun, é lançado.
1942 – Lançada a premiação “Coty American Fashion Critics”.
1955 - Coty lança batom com 24 horas de duração.
1963 - Coty Inc. e Coty International são adquiridas pela Pfizer.
1992 - Coty Inc. é adquirida por Joh. A. Benckiser GmbH.
2013 - O neto de Coty lança o Prix François Coty.
2013 - Coty começa a negociar na bolsa de valores de NY.
2016 - Coty compra PeG Specialty Beauty.
2020 – Coty e KKR firmaram transação estratégica para as divisões da Coty Professional e Retail Hair, incluindo as marcas Wella, Clairol, OPI e ghd (juntas, “Wella”). Foi determinado que KKR seria proprietária de 60% do negócio e Coty dos 40% restantes. O processo de transação entre as empresas foi concluído em novembro do mesmo ano. No mesmo ano, foram anunciados negócios conjuntos com as empresas Kylie Cosmetics e KKW Beauty, respectivamente de Kylie e Kim Kardashian. E nas quais agora a Coty detém participação acionária.
CONHEÇA TAMBÉM AS MARCAS DO PORTFÓLIO DE CONSUMER BEAUTY NO BRASIL
CENOURA e BRONZECenoura e Bronze é uma marca brasileira de cuidados com o sol, famosa pelo seu óleo de bronzeamento desde 1978. Ele expandiu sua linha de proteção e agora oferece uma gama completa de cuidados com o sol com um espírito de verão divertido.
BOZZANOUma marca brasileira tradicional para homens - fundada em 1946 - A Bozzano é líder de mercado em produtos de barbear, grooming e hair styling masculinos no Brasil. A marca aderiu à família Coty no final de 2015.
BIOCOLORPor mais de 60 anos no mercado de cores do cabelo, a Biocolor oferece a melhor proposta para as mulheres que querem uma alternativa simples e prática para mudar a cor do cabelo em casa. Com apenas 20 minutos de ação, a Biocolor ajuda as mulheres nesta transformação de forma rápida e fácil e oferece a melhor relação preço-desempenho. Você, mulher maravilhosa: simples assim!
PAIXÃOA paixão oferece uma experiência sensorial completa oferecendo loção corporal e óleo corporal com fragrâncias à base de perfumaria fina em embalagens únicas. Juntou-se à família Coty no final de 2015.
MONANGEPresente no mercado há mais de 50 anos, a Monange possui herança e tradição no Brasil e está presente diariamente pela mulher devido ao seu vasto perfil de marca na higiene pessoal feminina. Uma mulher que usa Monange está sempre buscando sua intuição e seguindo seu coração de uma maneira confiante. Assim, nossa marca se esforça para tirar o melhor proveito de cada mulher, aumentando seu desejo de evoluir. Nós nutrimos seu corpo, mente e coração.
RISQUÉRisqué é a marca de esmaltes # 1 no Brasil, o topo da mente e a categoria feminina, com mais de 60 anos de história. A marca é pioneira no lançamento de tendências, é uma referência para milhões de consumidores brasileiros e inspira as mulheres a pintar o mundo com mais cores. A Risqué possui um portfólio completo com mais de 100 cores hipoalergênicas, uma linha de tratamento e diferentes coleções de tendências.