Cabelos

Guia completo de como pintar o cabelo em casa!

5 de agosto de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Às vezes uma mudança no cabelo é necessária para nos sentirmos bem, mas nem sempre ir ao salão é uma opção. O lado bom é que é super possível fazer isso sozinha e não há nada como tirar um momento especial para se cuidar.

Por isso, se você estiver interessada em saber como pintar o cabelo em casa, esse conteúdo é para você!

São várias etapas e detalhes que precisam de atenção e cuidado para que tudo saia como o planejado: qual o seu objetivo, qualidade dos produtos, cuidados e segurança. A gente vai te contar todos eles neste texto, para que sua experiência seja tranquila e você consiga o resultado dos sonhos.

Confira!

Invista em produtos de qualidade

O primeiro passo sobre como pintar o cabelo em casa – e no salão também – é garantir que o produto utilizado seja de qualidade e adequado para os fios. Isso ajudará a evitar problemas como manchas, cor indesejada e até mesmo corte químico.

Além da qualidade, é preciso decidir qual tipo de coloração você quer: tonalizante, descolorante, tinta permanente ou tinta temporária.

Para manter a saúde das madeixas quando o assunto é descolorante, o kit Blondor Camomila é completo e já traz tudo o que você precisa para clarear os fios. 

Feito com ingredientes especiais, como óleos essenciais, esse produto é maravilhoso porque hidrata, fixa e estabiliza a fibra capilar durante todo o processo de descoloração.

Imagem publicitária dos produtos Koleston.
Os produtos Koleston garantem a qualidade e segurança necessárias para você pintar o cabelo em casa!

Além dos descolorantes, os tonalizantes e tintas da Soft Color, Biocolor e Koleston são garantia de ótimos resultados. Com uma variedade impressionante de cores, uma cobertura perfeita para os fios brancos e muito cuidado para não perder o brilho e maciez, temos certeza que você vai amar seu novo visual!

Tonalizante ou tinta permanente?

Como pintar o cabelo em casa se eu não sei qual o melhor para mim, tinta ou tonalizante?

As duas são boas opções para os cabelos. No entanto, é preciso definir seu objetivo para escolher tinta ou tonalizante e a gente vai te explicar o porquê.

A tinta é perfeita para uma transformação total e também tem uma abrangência maior naqueles cabelinhos brancos, cobrindo 100% deles. Isso ocorre porque ela age dentro dos fios, alterando o tom de forma mais permanente

Sabe aquela mudança mais radical do castanho para o loiro? É a tinta que vai dar conta.

A durabilidade também é maior e esse é um produto que tem a presença da amônia na formulação. Por esse motivo é muito importante procurar marcas confiáveis e que tenham ativos que restauram e fortalecem os fios, prevenindo que o cabelo fique fragilizado depois do processo.

Uma grande dica é ficar um ou mais dias sem lavar os fios antes de fazer a coloração, para que o óleo proteja os fios!

Imagem de uma mulher branca loira pintando o cabelo em casa sozinha.
A escolha entre tinta ou tonalizante depende do resultado que você quer!

Já o tonalizante não age no interior dos fios e é indicado para dar brilho, intensificar, uniformizar ou reavivar a cor dos cabelos. 

Por ter essas características, ele é normalmente usado por quem já tem química nos fios ou quer uma mudança menos radical.

O produto normalmente trabalha com o escurecimento dos fios ou correção de tons, portanto, não funciona para clarear. A dica é sempre escolher uma cor mais próxima da original do seu cabelo, pois dessa forma o resultado ficará mais natural.

A não presença de amônia na fórmula fortalece a escolha de pessoas que já possuem química e estão com o cabelo fragilizado. Os tonalizantes tendem a sair ao longo do tempo e a aplicação é melhor feita com os fios limpos.

Agora ficou muito mais fácil saber como pintar o cabelo em casa e decidir sobre tinta ou tonalizante, né? Mas as dicas não param por aí!

Cuidados ao pintar o cabelo em casa

Antes de qualquer procedimento estético, alguns cuidados são necessários, ainda mais quando feitos sem a ajuda de um profissional. 

Então, como pintar o cabelo em casa com a garantia que tudo dará certo?

Teste de mecha

Comece pelo teste de mecha, que deve ser feito para descobrir a reação do seu cabelo em questão de resistência e também do resultado de cor. 

Melhor testar uma mechinha e se garantir do que arriscar um corte químico, não é?

Para realizar o teste de mecha basta seguir os seguintes passos:

  • Prepare uma pequena quantidade do produto, como se já estivesse preparando para o uso;
  • Separe uma pequena mecha do seu cabelo, pode ser do topo da cabeça ou de alguma parte mais escondida; 
  • Aplique o produto nesses fios e deixe agir por 30 minutos;
  • Lave a mecha e deixa ela secar naturalmente ou com ajuda do secador; 
  • Observe como essa parte do seu cabelo reage.

Se a mecha estiver fragilizada, quebradiça ou ressecada, é melhor não aplicar a coloração e buscar formas de recuperar o seu cabelo

Se tudo ocorrer bem e a mecha apresentar aparência forte e cor desejada, faça o procedimento, mas sem aplicar o produto novamente nessa parte já tingida.

Teste de sensibilidade

O segundo passo é o teste de sensibilidade, que serve para descobrir se você é alérgica a algum elemento presente na composição do produto. 

Essa prova deve ser realizada pelo menos 48h antes da coloração e é muito simples:

  • Passe um pouco do produto na parte de trás da orelha e deixe secar;
  • Repita isso mais duas vezes, sem lavar ou mexer por dois dias;
  • Observe se há vermelhidão ou alguma outra reação. Se não houver, você está aprovada no teste de sensibilidade.

Fora dos testes, mas ainda uma dica valiosa: fique atenta à quantidade de caixas necessárias para colorir o seu cabelo!

Cabelos curtos são atendidos por somente um kit, mas fios longos podem precisar de mais. Tudo isso vem detalhado nos encartes, mas vá preparada para não ter surpresas na hora de pintar o cabelo em casa e ter que sair correndo para comprar outra caixa no meio do processo.

Esses testes são importantíssimos em qualquer circunstância, mas principalmente para evitarmos acidentes ou problemas futuros.

Prepare os materiais e evite fazer sujeira!

Mulher negra e de cabelos encaracolados está em um banheiro se preparando para pintar o cabelo em casa. Ela usa uma camiseta rosa, calça branca e veste luvas de plástico, na bancada vemos produtos Biocolor.
Quando for pintar o cabelo em casa, já deixe tudo preparado e sempre use luvas, tomando cuidado para evitar manchas na pele!

Outro ponto de preocupação sobre como pintar o cabelo em casa é a sujeira. Além de não manchar os fios com as escolhas certas de produtos, cuidado para não sujar a casa e a pele!

Aqui vai uma dica de ouro para evitar as manchas de tinta na pele: creme hidratante. Alguns kits vêm com gel protetor, mas caso a tintura da sua escolha não venha, é só passar um creminho no rosto, orelhas, braços e pescoço para facilitar a limpeza depois.

As luvas plásticas para aplicação são regra primordial para não manchar ou machucar as mãos. Lembre-se que você estará mexendo com produtos químicos, então é importante ter cuidado. 

Além disso, pegue toalhas e camisetas velhas para proteger você e o chão. As superfícies também podem ser envelopadas com plástico ou jornal para garantir.

Deixe separado pentes e presilhas para dividir o cabelo e facilitar o processo, além de espelho e um recipiente para misturar os produtos.

Mão na massa – ou nos fios!

Antes de começar a pintar o cabelo sozinha em casa, leia as instruções de uso e o tempo de aplicação do produto. É muito importante seguir direitinho o que está indicado na embalagem da tintura.

Desembarace os fios para que os nós não dificultem o procedimento e depois divida em mechas com a ajuda de um pente, prendendo com as presilhas. 

Prepare a mistura em um recipiente adequado conforme indicado e coloque suas luvas.

Aplique da raiz até as pontas, massageando bem os fios e deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante.

Após isso, o ideal é remover o excesso de tinta e lavar os cabelos com água morna, pois ajuda a fechar as cutículas dos fios. Segundo profissionais, é preciso evitar enxaguar a coloração com água fria ou quente.

Depois, que tal aproveitar e dar uma boa hidratada nos cabelos?

Na Loja Coty, você encontra tinturas que também acompanham cremes hidratantes, como o kit de coloração Koleston! Com o Tratamento Gloss Intenso Koleston, você restaura a barreira protetora do cabelo, hidratando profundamente.

Cuidados após pintar o cabelo em casa

Imagem mostra uma mulher de cabelos cacheados massageando os cabelos, dentro de um quarto com fundo claro.
Invista na sua agenda capilar e deixe seus fios tingidos hidratados!

Após a tintura é importante saber como cuidar dos cabelos e manter os fios tingidos hidratados e fortes. São dicas importantes para prolongar a duração da tintura e manter as mechas saudáveis!

Use shampoos e condicionadores indicados para cabelos com cor e, se possível, também aplique uma máscara de hidratação e deixe descansar.

Para prevenir o desbotamento, evite água muito quente no cotidiano e mantenha a hidratação com cremes próprios para cabelos com química a cada 15 dias. Nossa indicação são as linhas Monange Hidrata Com Poder e Monange Química Sem Drama!

E se for usar secador ou chapinha, é muito importante proteger os fios usando um protetor térmico antes.

Além de ler as instruções da caixa, fazer os testes e ler este artigo para saber como pintar o cabelo em casa, você também pode buscar vídeos que demonstrem os processos para ter uma maior segurança. 

As próprias marcas, como a Biocolor, disponibilizam esse material em seus canais oficiais.
Gostou das dicas e quer saber mais como cuidar dos seus cabelos com ou sem química? Fique de olho no nosso blog e saiba muito mais!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.