Saúde e bem-estar

10 dicas de como cuidar da saúde íntima feminina

8 de agosto de 2022
Ícone Link
  • Ícone compartilhar
  • Ícone Link

Assim como o cuidado com outras áreas do corpo, a parte íntima também merece uma atenção especial. No entanto, proteger e cuidar da saúde íntima feminina pode não parecer uma tarefa fácil para todas. 

Essa região pode sofrer com diversas doenças relacionadas ao mal cuidado, como: inflamações, candidíase, corrimentos, infecções, entre outros. Por isso, seguir algumas recomendações e adotar novos hábitos de higiene pode ser um diferencial

Neste conteúdo, vamos abordar a importância da saúde íntima feminina e as principais dicas de cuidado nesta região. Confira a seguir!

  1. Faça visitas recorrentes ao ginecologista

O ginecologista é o médico especialista em saúde das mulheres da fase infantil até a adulta. 

Como a região íntima feminina é uma área que necessita de atenção e cuidados recorrentes, marcar uma consulta a cada 6 meses a 1 ano é muito importante. 

Para algumas mulheres, falar sobre a saúde íntima feminina com um médico pode ser um pouco vergonhoso. Mas saiba que esses profissionais já estão acostumados a lidar com os mais diversos tipos de situações

Sendo assim, esclareça todas as suas dúvidas, responda com sinceridade todas as perguntas que o médico fizer e relate qualquer coisa que considere anormalidade e que tenha percebido no corpo. 

Lembre-se que é a sua saúde que está em jogo. Então mantenha as visitas ao ginecologista de forma frequente.

  1. Troque regularmente de absorvente no período menstrual
Imagem de uma mulher segurando um absorvente descartável em frente a barriga, mostrando a importância da saúde íntima feminina. Ela veste camiseta laranja e calça jeans.
Para preservar a saúde íntima feminina, os absorventes devem ser trocados em intervalos regulares de tempo.

No período menstrual, a preocupação com a ventilação e higienização é muito importante. Sem os devidos cuidados a região fica sujeita a proliferação de micro-organismos.

Os absorventes internos devem ser trocados a cada 5 horas de uso, os coletores menstruais necessitam ser retirados, esvaziados e higienizados de 6 a 12 horas, e as calcinhas menstruais precisam de uma substituição de 12 em 12 horas.

Lembre-se que o tempo é determinado baseado em uma menstruação regular. A frequência de troca deve ser realizada de acordo com a intensidade do seu fluxo.

  1. Mantenha hábitos de lavagem e secagem de peças de roupas íntimas

As roupas íntimas estão sempre em contato com o nosso corpo. Por isso, requerem um cuidado especial quando se trata de lavagem

A começar pelos produtos utilizados – o ideal é evitar alvejantes e similares, já que podem danificar o tecido e provocar irritações na região feminina.

Deixe as peças de molho, lave-as à mão, esprema levemente a peça e coloque para secar no varal – em último caso coloque-as na secadora, uma vez que a máquina pode estragá-las. 

Lembre-se de nunca guardar as peças úmidas. Nesse caso, também evite deixá-las secando no banheiro

  1. Prefira as lingeries de algodão

Como as calcinhas ficam em contato direto com a vagina, escolher a peça certa é fundamental para a preservação da saúde. 

As roupas íntimas confeccionadas de panos macios, como o algodão, são muito importantes para evitar o abafamento da região. 

Esse tipo de tecido permite que a área íntima fique ventilada, o que evita problemas de secreções, transpiração excessiva e proliferação de bactérias e fungos.

Em contrapartida, calcinhas de tecidos sintéticos podem causar alergias e comprometer a saúde íntima feminina. 

  1. Tente dormir sem calcinha
Imagem de um braço esticado com uma calcinha branca pendurada. Ao fundo, uma parede branca.
O simples hábito de dormir sem calcinha faz toda a diferença para a saúde íntima feminina!

Experimente algumas noites de sono sem a peça íntima. Dessa forma, você consegue manter a região mais ventilada, evitando abafamentos, secreções, suor, odores, entre outros desconfortos.

Caso você não se sinta confortável, utilize roupas íntimas de tecidos mais leves e macios, como o algodão.

  1. Use com moderação protetores diários

Muitas mulheres pensam que os protetores diários devem ser usados com muita frequência para controlar corrimentos. 

Contudo, esse produto fica em contato direto com a vagina, bloqueando a passagem de ar e absorvendo a umidade natural da área, o que aumenta o risco de infecções

Lembre-se que os protetores diários devem ser utilizados naqueles últimos dias de menstruação para não sujar a calcinha ou quando necessário. 

Após o uso, é importante deixar a região íntima respirar um pouco sem contato com nenhum outro produto. 

  1. Sempre tome banho após as relações sexuais

A troca de fluídos corporais durante uma relação sexual também pede que a mulher mantenha uma higienização correta. Esse hábito ajuda a preservar a saúde íntima feminina e deve ser realizada, de preferência, logo após o ato.

O banho ajuda a prevenir a proliferação de fungos e bactérias, e remove os resíduos sintéticos, naturais e lubrificantes.

  1. Evite lavar a parte interna da vagina

O hábito de lavar a parte interna da vagina, também conhecido como ducha interna, muitas vezes é adotado pelas mulheres e a maioria não sabe o quanto pode ser prejudicial para a saúde.

A ducha interna pode irritar a mucosa vaginal e comprometer as defesas naturais do corpo contra doenças. 

Sendo assim, é recomendado apenas lavar a parte externa da região, seja com água corrente ou com sabonete íntimo, que vai garantir o frescor e proteção necessários todos os dias.

  1. Evite roupas extremamente apertadas

No dia a dia, é comum que mulheres vistam jeans ou roupas mais justas com frequência. Porém, esse hábito também pode afetar a ventilação da região, comprometendo a saúde íntima feminina. 

Portanto, tente revezar as peças mais justas com roupas mais soltas e leves. Assim, a área íntima não vai sofrer com abafamento e aquecimento. Isso evita odores e desconfortos. 

  1. Utilize sabonete íntimo para manter a saúde íntima feminina
Imagem de uma mulher com expressão feliz deitada em uma banheira com as pernas para cima. Ao fundo, duas pias.
Os sabonetes líquidos Lucretin são intimidade com naturalidade.

O uso de um sabonete íntimo de qualidade faz toda a diferença na sua rotina de cuidados, e o sabonete íntimo da marca Lucretin é desenvolvido especialmente para manter o equilíbrio do pH vaginal. 

Além disso, o produto é líquido e com pouco perfume, permitindo manter a saúde íntima feminina e dando um frescor para a região. 

Utilize o produto para lavar apenas a região da vulva – a parte externa. A frequência ideal é pelo menos 1 vez ao dia e não é recomendado esfregar exageradamente a região ou ultrapassar 3 minutos de limpeza. 

O sabonete íntimo Lucretin está disponível em três opções para agradar todos os tipos: Lucretin Hidrata, Lucretin Neutro e Lucretin Fresh

Ginecologicamente testado, o sabonete Lucretin promove conforto e bem-estar corporal para a mulher.

Gostou? Corra para a Loja Coty agora mesmo! E para ler mais conteúdos sobre cuidados femininos, acesse nosso blog!


Posts relacionados

Assine nossa newsletter!

Ao se cadastrar, você concorda com nossas políticas de privacidade e em entrar em nossa base de envio de e-mails.