NOSSA HISTÓRIA

Confira importantes histórias e pessoas, que foram fundamentais para construir e transformar o negócio global da empresa com as divisões Consumer Beauty, Professional Beauty e Luxury, ajudando a fazer da Coty a empresa que ela é hoje.

COMO TUDO COMEÇOU

François Coty (1874-1934) entrou no negócio da beleza como um desconhecido, mas com forte espírito desafiador. E em poucos anos tornou-se um dos líderes da indústria de perfumes e beleza do século XX. Com olfato apurado para fragrâncias, habilidade comercial e olhar perspicaz para em termos de marketing, François mudou a forma como os produtos de beleza eram produzidos, vendidos e consumidos em todo o mundo.

Suas notáveis contribuições, na época, envolveram desde estratégias promocionais que revolucionaram o mercado; frascos e embalagens criativamente projetadas; e a incorporação de moléculas sintéticas que protegiam o uso de alguns raros ingredientes.

QUEM FOI FRANÇOIS COTY?

Perfumista e empresário francês, Fraçois ajudou a estabelecer o mercado de beleza, nos moldes que até hoje perduram. Seu cuidado com processos artesanais, frascos de alta qualidade e estratégias de marketing criativas difundiram suas marcas por todo o mundo.

As principais casas de moda rapidamente perceberam que a imagem de suas marcas poderia ser reforçada com assinatura de fragrâncias e produtos de beleza, que gerando significativas mudanças nos últimos 100 anos.

“Dê a uma mulher o melhor produto que você pode fazer, apresente-o em em um frasco impecável em termos de beleza, comercialize por um preço justo e você verá o nascimento de um negócio do tamanho que o mundo nunca viu” François Coty.

PRESERVANDO NOSSO PASSADO E INSPIRANDO O FUTURO

Com o objetivo de reunir, preservar e compartilhar as histórias de patrimônio da companhia, estamos desenvolvendo o Coty Archives - coleção de materiais de nossas marcas, desde os anos 1800 até o presente. Esses documentos podem informar e inspirar colegas e consumidores no mundo todo.

Caso tenha algum registro histórico, envie por e-mail para Corporate_AffairsBR@cotyinc.com.

BREVE HISTÓRIA DA DIVISÃO CONSUMER BEAUTY

Bourjois

A marca começou como cosméticos profissionais para atores de palco em 1863, e logo se transformou em uma variedade de produtos utilizados e amados pelos atores e pelo público. Os fundadores Alexandre-Napoléon Bourjois e Joseph- Albert Ponsin criaram tons de cor que tornaram possível às mulheres começar a usar cosméticos. O icônico vermelho no "Little Round Pot" foi lançado em 1879, e continua a ancorar a linha de produtos até hoje.

Rimmel

A carreira de Eugène Rimmel começou em Londres, em 1834, aos 14 anos, onde atuou com seu pai como perfumista. Sua perspicácia comercial rapidamente levou a empresa a vários outros projetos ao redor do mundo. Na década de 1850, os produtos de higiene e beleza da Rimmel podiam ser encontrados em quase todos os continentes, tornando-se uma das primeiras marcas globais da indústria. Eugène foi o primeiro a desenvolver uma máscara de cílios não tóxica e, até hoje, a palavra para rímel, em várias línguas, é utilizada para se referir ao produto.

Sally Hansen

Líder em cuidados com as unhas desde 1957, quando foi pioneira na fórmula de proteção de unhas chamada Hard as Nails. A marca é considerada uma “clínica de unhas” e sempre se orgulhou de sua capacidade de educar o consumidor e desenvolver produtos de qualidade acessíveis e fáceis de usar. A introdução de cores em seu portfólio transformou a marca em líder de tratamento e cor de unhas.

Max Factor

Maksymilian Faktorowicz, Max Factor, emigrou para a América da Rússia e se instalou em Los Angeles em 1909, onde rapidamente ganhou sucesso vendendo perucas e cosméticos para a emergente indústria cinematográfica. Seus produtos tornaram-se indispensáveis para as atrizes de Hollywood, e logo o público clamava para ter seu próprio estilo Hollywood. Max Factor atendeu à demanda do mercado de massa com novas linhas de produtos, disponibilizando a todos o glamour de Hollywood.

Clairol

Em 1931, Lawrence e Joan Gelb revolucionaram o mercado americano quando começaram a vender Clairol - coloração de cabelo francesa, que oferecia aparência mais natural do que qualquer outro produto nos EUA. Gelbs comprou os direitos de comercialização e a fórmula original em 1938, transformando Clairol em marca líder de coloração, que iria inovar a aplicação em uma etapa - a primeira coloração em creme permanente e o primeiro kit de coloração para aplicar em casa. Esses primeiros sucessos ajudaram a tornar a coloração de cabelo parte da rotina da beleza moderna

BREVE HISTÓRIA DA DIVISÃO PROFESSIONAL BEAUTY

Wella

Franz Ströher começou a desenvolver produtos para perucas na Alemanha em 1880. A empresa foi registrada como Wella em 1924, derivada da palavra alemã “ondas”. O grande avanço de Wella veio com a introdução da primeira máquina de permanente para os salões locais, seguido dos primeiros secadores de cabelo motorizados. Na década de 1950, a marca expandiu para coloração e continua até os dias atuais a oferecer inovações que possibilitam os salões serem criativos.

Sebastian

Construída com audácia e inovação que mudaram o jogo dos penteados profissionais. A dupla de estilo de Los Angeles, Geri Cusenza e John Sebastian, inventaram a “chapinha” em 1972 no set de Barbara Streisand, tornando-se um “best-seller” instantâneo. A partir daí a equipe desenvolveu inovadores sprays de cabelo, géis e fórmulas profissionais que permitiram aos estilistas de cabelos serem ainda mais criativos.

OPI

Originalmente fornecedor para o mercado odontológico, iniciado em 1981, George Schaeffer e Suzi Weiss-Fishmann rapidamente perceberam que seus produtos eram, na verdade, perfeitos para o crescente mercado de unhas acrílicas. OPI logo se expandiu e criou cores únicas, que quebraram o padrão de tons, impulsionando a marca para o sucesso nacional e internacional. A marca continua a inovar em todos os aspectos da categoria profissional de unhas, tornando o seu envolvimento com os profissionais de salões de beleza foco principal.

Nioxin

Depois de perder os cabelos após o parto, Eva Graham juntou-se a biólogos, químicos, cabeleireiros e farmacologistas para desenvolver uma nova linha de produtos com objetivo de melhorar a saúde do couro cabeludo e permitir rápido crescimento dos cabelos. Os Laboratórios de Pesquisa de Nioxin foram fundados em 1987 e, desde então, lançaram inúmeras fórmulas inovadoras para tratamentos capilares, usadas por cabeleireiros ao redor do mundo.

ghd

O Good Hair Day começou em 2001, quando o veterano da indústria Robert Powls foi apresentado a uma revolucionária “chapinha” de cerâmica desenvolvida por um inventor sul-coreano. Percebendo que isso era um avanço tecnológico, Powls se aproximou de Gary Douglas e Martin Penny para comprar a patente e começar um novo negócio. A ghd lançou seu novo produto em salões em todo o Reino Unido, e dentro de poucos anos, a demanda era tão alta que dificilmente podiam acompanhar a produção. A ghd tornou-se fenômeno mundial, adaptando-se às necessidades de seus consumidores.

BREVE HISTÓRIA DE LUXURY

DESIGNERS ATRAVÉS DAS DÉCADAS

Dos sofisticados trabalhos feitos sob medida de Cristobal Balenciaga e Chloé, nos anos de 1950 e 1960, ao ousado e vibrante design dos italianos Roberto Cavalli e Nino Cerruti, nos anos 1970 e 1980, as casas de moda sempre desejaram produzir fragrâncias com suas assinaturas. Isso tem sido uma ótima oportunidade para lançar linhas de produtos que capturam a essência de seus consumidores. Na década de 1990 e início dos anos 2000, surgiu o minimalismo revolucionário e o estilo unisex de Calvin Klein e Jil Sander. Avançando rapidamente para os dias atuais, a mais recente geração da moda dos principais formadores de opinião continuam focados em encontrar fragrâncias que se conectam aos consumidores. Para nomear alguns deles: Miuccia Prada para Miu Miu; Alessandro Michele para Gucci; Raf Simons para Calvin Klein, Marc Jacobs, Stella McCartney e Alexander McQueen.

O ESPÍRITO DO NEGÓCIO

Outras indústrias de luxo têm capitalizado a reputação das marcas para desenvolver fragrâncias. Isso inclui a joalheria Tiffany e Co. (1837), os relógios de Chopard (1860), os artigos de couro de Gucci (1921) e Bottega Veneta (1966) e as roupas de tênis da Lacoste (1933).

LINHA DO TEMPO

1874 - Joseph Marie François Spoturno nasce em Córsega.

1900 – François muda seu nome para Coty, derivado do nome de sua mãe – Coti.

1903 – Coty completa seu treinamento olfativo.

1904 - Coty lança sua primeira fragrância - La Rose Jacqueminot.

1908 - A primeira loja da Coty abre em Paris.

1912 - Coty abre filiais em Nova York e Londres.

1917 - Nova categoria de perfume é estabelecida com a fragrância Chypre.

1918 - Soldados dos EUA retornam para casa da Primeira Guerra Mundial trazendo produtos da Coty.

1920 - Coty possui e controla todos os aspectos da produção comercial da sua fragrância.

1920 - Coty expande para a Alemanha, Itália, América do Sul, Espanha e Suíça.

1922 - Coty Inc. é formada em Nova York.

1925 - 36 milhões de pessoas usam fragrâncias da Coty e cosméticos em todo o mundo.

1934 - François Coty falece em 25 de julho.

1935 – O cosmético mais vendido mundialmente, o pó Air Spun, é lançado.

1942 – Lançada a premiação “Coty American Fashion Critics”.

1955 - Coty lança batom com 24 horas de duração.

1963 - Coty Inc. e Coty International são adquiridas pela Pfizer.

1992 - Coty Inc. é adquirida por Joh. A. Benckiser GmbH.

2013 - O neto de Coty lança o Prix François Coty.

2013 - Coty começa a negociar na bolsa de valores de NY.

2016 - Coty compra PeG Specialty Beauty.

CONHEÇA TAMBÉM AS MARCAS DO PORTFÓLIO DE CONSUMER BEAUTY NO BRASIL

CENOURA e BRONZE

Cenoura e Bronze é uma marca brasileira de cuidados com o sol, famosa pelo seu óleo de bronzeamento desde 1978. Ele expandiu sua linha de proteção e agora oferece uma gama completa de cuidados com o sol com um espírito de verão divertido.

BOZZANO

Uma marca brasileira tradicional para homens - fundada em 1946 - A Bozzano é líder de mercado em produtos de barbear, grooming e hair styling masculinos no Brasil. A marca aderiu à família Coty no final de 2015.

BIOCOLOR

Por mais de 60 anos no mercado de cores do cabelo, a Biocolor oferece a melhor proposta para as mulheres que querem uma alternativa simples e prática para mudar a cor do cabelo em casa. Com apenas 20 minutos de ação, a Biocolor ajuda as mulheres nesta transformação de forma rápida e fácil e oferece a melhor relação preço-desempenho. Você, mulher maravilhosa: simples assim!

PAIXÃO

A paixão oferece uma experiência sensorial completa oferecendo loção corporal e óleo corporal com fragrâncias à base de perfumaria fina em embalagens únicas. Juntou-se à família Coty no final de 2015.

MONANGE

Presente no mercado há mais de 50 anos, a Monange possui herança e tradição no Brasil e está presente diariamente pela mulher devido ao seu vasto perfil de marca na higiene pessoal feminina. Uma mulher que usa Monange está sempre buscando sua intuição e seguindo seu coração de uma maneira confiante. Assim, nossa marca se esforça para tirar o melhor proveito de cada mulher, aumentando seu desejo de evoluir. Nós nutrimos seu corpo, mente e coração.

RISQUÉ

Risqué é a marca de esmaltes # 1 no Brasil, o topo da mente e a categoria feminina, com mais de 60 anos de história. A marca é pioneira no lançamento de tendências, é uma referência para milhões de consumidores brasileiros e inspira as mulheres a pintar o mundo com mais cores. A Risqué possui um portfólio completo com mais de 100 cores hipoalergênicas, uma linha de tratamento e diferentes coleções de tendências.

Wella Koleston

Wella Koleston é a primeira tintura em creme do mundo. A marca sempre está em busca de inovações, garantindo a qualidade de sua formulação. As colorações proporcionam cor intensa e de longa duração com a tecnologia de infusão profunda e micro pigmentos que penetram ao máximo no cabelo. O kit vem com 2 itens exclusivos:

* Tratamento Gloss Intenso com extrato de amêndoas e tecnologia superior que hidrata e protege, deixando os cabelos com muito mais brilho e intensidade.
* Reativador de Cor é um tratamento que deposita mais pigmentos em seu cabelo para dar ainda mais intensidade nos primeiros 15o dias após a aplicação para revitalizar a cor.